BUSCAPÉ

8 de janeiro de 2012

DEUS SEMPRE CUMPRE AS SUAS PROMESSAS


A Bíblia diz em 2 Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.”
Deus nunca se retrata ou altera a suas promessas. 
A Bíblia diz em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.”
As promessas de Deus nunca falham. A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.”
Deus nos deu a promessa de vida eterna. A Biblia diz em I João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.”Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos. A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”
Ele prometeu-nos perdão. A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Ele prometeu-nos libertar-nos do medo. A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”
Deus prometeu salvação para os nossos filhos. A Bíblia diz em Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”
Temos a promessa do Espírito Santo. A Bíblia diz em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades. A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”
Deus não nos negará o que é bom para nós. A Bíblia diz em Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”
Ele promete-nos sabedoria. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”
Deus nos promete paz. A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”
Deus promete livrar-nos da tentação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
Temos a promessa de saúde e cura. A Bíblia diz em Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura.”
Deus nos promete protecção de mal e perigo. A Bíblia diz em Salmos 91:10 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”
A Bíblia promete que os mortos viverão de novo. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Jesus prometeu-nos que regressará de novo. A Bíblia diz em João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Ele nos promete pôr fim à morte, à tristeza e à dor. A Bíblia diz em Apocalipse 21:4 “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” 

A OFERTA DA VIÚVA POBRE


Texto  Bíblico:

“41. Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.”  
Marcos 12: 41 a 44.
Ofertar é DAR. E a viúva deu 2 leptons (O Lepton era a menor moeda grega, era feita de cobre, moeda de pouquíssimo valor) , talvez na hora de se usar esta moeda pouca coisa se faria com ela. Mas diante de Deus foi uma grande oferta. “Se o dinheiro não for teu servidor, ele será o teu mestre” (Francis Bacon)
Jesus explica o porquê:
-         Todos deram do que sobrava.
-         Ela deu tudo o que tinha para seu sustento (100%)
Nosso dinheiro tem duas finalidades: Sustento e Semear.
Aqui nos aprendemos 3 princípios para ofertar:

1) Amor
-         Ninguém a mandou, dar tudo. Ela ofertou livremente.
-         Era algo espontâneo, honrando a Deus e sua obra
-         Deu por amor a Deus e seu reino
 
2) Fé
-         Ela deu tudo, não ficou com nada, nem para o seu sustento
-         Jesus não demonstra nenhuma pena dela. Ele sabia que a mulher estava acionando um princípio poderoso de Deus para o seu suprimento: a Fé.
-         Dar quando se tem muito é fácil. Dar do que sobra é mais fácil ainda.
-         Mas dar quando se tem necessidade exige fé.
 Este é o princípio de Deus que abre as janelas do céu Ml 3:10: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, seu eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
-         Isto significa confiar mais em Deus do que nas riquezas.
-         É ter fé que Deus proverá o meu sustento.
 
3) Sacrifício
Na bíblia o conceito de oferta está ligado à idéia de sacrifício. Não devemos ofertar a Deus o que não significa nada ou não vale nada para nós.
-         Se as nossas contribuições não nos expõem ao sacrifício, ainda não atingimos o padrão ensinado por Jesus.
-         A viúva estava disposta a passar privações para que outros não passassem.
PARA COLORIR:

No final apresentei um vídeo para as crianças tirado do site http://www.youtube.com/watch?v=94NvZZMwNqg&feature=related

JESUS ANDANDO SOBRE O MAR



Mateus 14:22-33; Marcos 6:47-52; João 6:16-21
A História:

Jesus mandou os discípulos à frente, de barco, para o outro lado do lago enquanto Ele despedia a multidão. Depois de se despedir, subiu a um monte para orar sozinho. Ao cair da tarde Ele ainda estava lá, só, e os discípulos estavam no barco, há 3 a 4 milhas de distância, com as ondas batendo forte porcausa do vento contrário.
Jesus viu que estavam remando com dificuldade e quiz estar com eles. Por isso, de madrugada (entre 3:00 e 6:00 hrs. da madrugada) Ele foi para onde estavam, andando sobre o mar. Quando os discípulos O viram, ficaram atemorizados e gritaram, pensando que era um fantasma! Mas Jesus disse:"Coragem! Sou eu. Não tenham medo!"
Pedro respondeu: "se for mesmo o Senhor, me manda andar até onde o Senhor sobre as águas." Jesus respondeu: "Venha!" Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas em direção a Jesus. Mas logo reparou como estava forte o vento, teve medo e começou a afundar e gritou: "me salva, Senhor!" Imediatamente Jesus estendeu Sua mão, o segurou e disse: "homem de pequena fé! Por que você duvidou?"
Os dois entraram no barco, o vento parou e logo chegaram ao seu destino. E todos no barco O adoraram, dizendo: "o Senhor é mesmo o Filho de Deus!"

Perguntas para reflexão e aplicação:

1) Por que Jesus sentiu tanta necessidade de estar sozinho, ao ponto de madar Seus discípulos seguirem viagem sem Ele?
- Como Jesus passou Seu tempo à sós?
- É importante encontrar e separar um tempo para estar à sós com Deus? Com que freqüência?
- Onde você vai buscar consolo, refúgio e refrigério depois de um dia intenso e cansativo? Como você recarrega as baterias (se refaz) depois de exaurir sua energia física e
emocional?
2) Onde estava Jesus quando os discípulos estavam enfrentando ventos contrários?
- Os discípulos estavam no barco, rumando para o norte, a mando de quem?
3) Que decisão tomou Jesus quando viu os discípulos em apuros?
4) O que o fato de Jesus andar sobre as águas nos ensina sobre Seu poder, Sua autoridade e Sua identidade?
5) Como pode Pedro andar sobre as águas e por que começou a afundar?

- Por que Jesus repreendeu a Pedro? Por que disse que tinha pouca fé?